Psicología
Social
Abordagens
Socio-históricas e desafios contemporáneos
Organização:
Ana María Jacó-Vilela e Deise Mancebo
O desafio principal deste livro encontra-se na busca de reconceituações para a Psicología SOcial, que contemplen a complexidade da vida contemporánea. Os textos procuram, ainda, através de abordagens necessariamente interdisciplinares, discutir as prácticas psicológicas desenvolvidas em diversas áreas, como educação, saúde mental, trabalho, justiça e comunidades, e apresentar pesquisas marcadas pelo uso de metodlogías alternativas, que se encaminham no sentido da crítica ao funcional-positivismo.
As propostas analíticas que inspiram os trabalhos são próprias ao campo psicológico, mas se caracterizam justamente por embaralharem a oposição saberes socias versus saberes individuais, permitindo a análise articulada dos "marcro-precessos" político-socias com a dos "micro-processos" asociados a produção de subjetividades.
Compõe-se de nove trabalhos, na sua maioria de docentes do Instituto de Psicología da UERJ, e apresenta a marca desta equipe a través de uma dupla proposta: registrando as concepções deste grupo no campo da Psicología Social e apresentando-se, de forma clara, de modo a cumprir un objetivo didático.
O material produzido apresenta uma feição de interesse para a comunidade "psi" já instituida, outros profissionais que compartilham dessa área de trabalho e dos chamados iniciantes nesse campo do saber, em especial o segmento estudiantil
Edición UERJ