A lei do desejo
Epistemología da
psicanálise lacaniana
Luis Carlos Santuário
Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2004
" Trata-se de um estudo de grande fôlego filosófico acerca do repertório lingüístico da teoria de Lacan, com vistas a uma avaliação crítica do resultado epistemológico da sua particular amarração conceitual.
O projeto lacaniano é estudado com grande cuidado não apenas sob o ponto de vista da sua gênese, mas também sob o aspecto da sua construção teórica. Descrevem-se as suas bases filosóficas e não-filosóficas. O desafio ao qual se propôs o autor foi o de demonstrar o modelo organizador do aparato teórico lacaniano".Uma nova janela sobre a paisagem lacaniana
" O efeito sobre a cultura e no contexto específico do debate analítico do retorno a Freud de Lacan, durante a segunda metade do século XX, é tão profundo que temos que esperar que no começo do século XXI surjam avaliações capazes de estabelecer o verdadeiro espaço dessa transformação da psicanálise. Lacan conseguiu unificar num único movimento uma radical inovação na discussão psicanalítica e uma notável coerência sistemática. O fato de ele ter conseguido levantar o debate em várias frentes e, ao mesmo tempo, unificá-lo a partir de uma matriz teórica, revela sua inteligência e vontade de poder.
Para quem mergulhou nos escritos lacanianos e segue os textos editados de seus seminários, resta, agora, a tarefa de compreender Lacan por dois caminhos. De um lado, é necessário o conhecimento do repertório lingüístico de Lacan através de uma compreensão de sua linguagem e apropriação do estilo. De outro lado, é preciso que se consiga entrar nos meandros da gênese da construção lacaniana. Essa segunda tarefa já tem sido ensaiada por diversos estudiosos, mas a todos eles falta uma espécie de fôlego especulativo, mesmo que revelem um certo brilhantismo na argumentação.
Temos no livro, A lei do desejo - epistemologia da psicanálise lacaniana, um trabalho que supera, sob muitos aspectos, a todos aqueles que procuraram desincumbir-se da segunda tarefa. O Professor Santuário conseguiu atingir um ponto ótimo de equilíbrio entre a harmonia e a profundidade em seu esforço de revelar o projeto lacaniano do ponto de vista de sua gênese e como construção teórica. Não foi uma empreitada fácil o objetivo proposto para o estudo. Pois, ele tinha que unir quatro aspectos articulados em duas frentes. A primeira frente deveria se constituir no aprofundamento e na exposição do próprio gesto lacaniano e as buscas de contato com as bases não-filosóficas que importavam para o seu trabalho. Trata-se de uma leitura e apropriação adequada de Freud, Saussure e Lévi-Strauss. Esses autores representariam a matéria indispensável sobre a qual se realizaria a obra de Lacan, tanto do ponto de vista formal quanto material. Essa tarefa da primeira frente deveria ser completada com o recurso de Lacan à filosofia e aos filósofos. Se o primeiro aspecto dessa primeira frente levara Lacan a descobrir o método, o segundo aspecto garantiria a ampliação desse método para alcançar os níveis da produção de um sistema não simplesmente mecânico. É assim que era preciso descobrir o travejamento não-empírico que daria consistência às interpretações de Lacan. O autor desse livro foi buscar na filosofia transcendental de Kant uma espécie de modelo organizador dos conceitos lacanianos em nível teórico. Uma vez realizadas as tarefas da primeira frente, o que importava, efetivamente, era dar forma a uma leitura de Lacan assim guiada pelos resultados da análise da primeira frente. Essa segunda frente teria novamente que enfrentar dois universos de trabalho. O primeiro consistiria em articular os elementos centrais da construção lacaniana através de uma espécie de doutrina transcendental do sujeito. Mas isso significava alcançar a matriz da semântica lacaniana. Para isso, o autor realizou um exame da dinâmica que conduziu da apropriação dos conceitos filosóficos por Lacan e sua transformação em geradores de uma nova semântica na psicanálise. O segundo universo dessa segunda frente consistiria em exibir o quadro de surgimento da teoria de Lacan sustentada pela nova semântica. Se o primeiro universo já exigira um exaustivo conhecimento da obra de Lacan e um simultâneo enfoque inovador, esse segundo universo teria que produzir o elemento central operando na construção da semântica lacaniana. É a isso que o estudo chama de "articulação da teoria através da metamorfose dos conceitos". Na execução das etapas desse objetivo, o autor conseguiu revelar o alcance da originalidade do estudo como um todo. Pois, é nesse universo, o da metamorfose dos conceitos, que somos introduzidos no movimento vivo da teoria lacaniana. É como se nos fosse descerrada uma cortina que se interpunha entre a semântica psicanalítica de Lacan e a forma de seu surgimento. Recebemos com surpresa o nível de vitalidade de que só notáramos acenos dispersos até agora. O procedimento de Lacan na instauração de uma metamorfose dos conceitos para a construção de sua semântica pode agora ser acompanhado e compreendido. Não estamos mais condenados a memorizar e a repetir um dicionário oculto. O autor nos mostrou como nos inserir no movimento da criação da obra lacaniana. Temos, dessa maneira, uma obra que revela sua própria originalidade ao nos mostrar de uma maneira nova e profunda a originalidade da volta de Lacan a Freud. Ouvíramos sempre falar numa volta a Freud, mas nunca tínhamos percebido o compromisso que Lacan assumira nesse seu apelo a um retorno a Freud. A volta constitui a própria obra de Lacan. E o fato de nós percebermos isto, é resultado do trabalho do Professor Santuário. Certamente um mérito de uma fina mente analítica, pois para mostrar o novo não basta olhar o velho já dado. É preciso descobrir uma nova janela. É nela que nos debruçamos agora sobre a paisagem da obra de Lacan".
Porto Alegre, 04 de dezembro de 2002.
Ernildo Stein
Luis Carlos Santuário avaliador do mec/inep. Mestre em Filosofia pela UFRGS. Doutor em Filosofia pela PUCRS. Atualmente e Professor Titular da Universidade de Caxias do Sul. Publicou 9 artigos em periodicos especializados e 4 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capitulos de livros e 2 livros publicados. Possui 2 itens de produção tecnica. Participou de 21 eventos no Brasil. Orientou 5 trabalhos de conclusão de curso na area de filosofia. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Entre 2001 e 2006 coordenou 2 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na area de filosofia, com enfase em epistemologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 3 colaboradores em co-autorias de trabalhos cientificos. em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica, tecnologica e artistico-cultural sao: filosofia - hermeneutica - ciencia, linguagem, - - epistemologia - realidade, - ciencias humanas, gadamer, biologia molecular, - psicanalise - kant, lacan - etica e filosofia - transcendental - filosofia da educação.