Para colaborar con PsicoMundo, compre sus libros desde aquí!!
Presentações de livros

O problema da identificação em Freud
Recalcamento da identificação feminina primaria
Paulo de Carvalho Ribeiro

Sumário

Apresentação
1. Identificação feminina, narcisismo, homossexualismo masculino e paranóia
2. Dessexualização e recalcamento da identificação feminina primária
em Psicologia das massas e análise do eu
3. Recalcamento da identificação feminina primária em O eu e o isso 
4. A reabilitação do eu e o extravio biologizante em Inibição, sintoma e angústia 
5. Édipo e castração, segundo o pequeno Hans 
6. Identificação feminina e desejo de castração no Homem dos lobos 
7. Em busca de uma metapsicologia a altura das psicoses
Bibliografia

Este livro de Paulo de Carvalho Ribeiro presenteia o leitor interessado no progresso da Psicanálise, com um raro momento em que a recente literatura especializada foge à reiteração e ao rearranjo de temas e conceitos já exaustivamente explorados e abre-se para uma direção nova e promissora.

O autor propõe, discute e defende a tese da universalidade de uma identificação feminina primária recalcada. Desenvolve seu trabalho em dois tempos: primeiro, percorre cuidadosamente a obra de Freud, mostrando ao leitor como e em que momentos cruciais da construção de sua teoria, o fundador da Psicanálise sofre da impossibilidade de reconhecer uma identificação feminina primária, recalcando-a. Paulo Ribeiro mostra, então, que as limitações daí decorrentes denunciam-se numa oniausência  dessa identificação na teoria freudiana. Das lacunas daí resultantes, vê-se um empobrecimento e até mesmo uma distorção da articulação entre a escuta clínica e a construção teórica.

Num segundo tempo, o autor propõe uma retomada do enigma do sofrimento psicótico a partir da rediscussão da origem do sujeito psíquico. Estabelecendo um diálogo rico e elegante com a literatura psicanalítica e com contribuições teóricas oriundas de outras áreas de conhecimento (as teorias cognitivas, por exemplo), postula a identificação feminina primária como passagem universal da construção subjetiva. Uma vez reconhecida nesse momento inaugural, essa identificação, naquilo que sua travessia pode ser problemática, elucida muito do que ainda há de enigmático nas psicoses, alcançando a concretude de suas manifestações delirantes.

O autor exerce, nesta abordagem das psicoses, o melhor que se deve esperar de uma articulação entre a escuta clínica, a metapsicologia e a construção da psicopatologia psicanalítica.

As psicoses são apenas uma das questões iluminadas pelas idéias propostas neste livro. Esperemos para breve os importantes desdobramentos que o caminho aqui aberto certamente fará surgir.

Riva Satovschi Schwartzman

A identificação é uma noção fundamental da teoria e da prática psicanalíticas. Os problemas que ela traz não são, no entanto, menos importantes. Podemos dizer que há uma desproporção entre a utilização da noção de identificação pelos psicanalistas e a disposição para apontar e enfrentar os problemas a ela ligados. As contribuições mais originais deste livro são a abordagem crítica da teoria freudiana da identificação e a tese segundo a qual o recalcamento da identificação feminina primária encontra-se presente tanto na origem dos impasses e contradições que marcam essa teoria, quanto na própria origem do sujeito psíquico. O primado do falo, presente em Freud e nos pós-freudianos, é o aspecto da teoria psicanalítica mais diretamente ligado a esse recalcamento. Enfrentar o problema da identificação significa, portanto, colocar em xeque os fundamentos desse primado.

Paulo de Carvalho Ribeiro é psicanalista e professor do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica e do Mestrado em Psicologia da UFMG. Em 1992, defendeu sua tese de doutorado, na Universidade Paris 7, sob a orientação de Jean Laplanche. Tem vários artigos publicados em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras.

Volver al listado de presentaciones de libros en PsicoMundo

PsicoMundo - La red psi en Internet PsicoNet Brasil