Você quer o que
deseja?
Jorge Forbes
Você quer o que deseja? é urna pergunta profundamente humana: a dúvida e a decisão são exclusivas da nossa espécie.
Você Quer o Que Deseja? aponta o fato muito comum de urna pessoa lutar por algo e se desinteressar assim que o obtém.
Você Quer o Que Deseja? sintetiza muitas histórias: dos casais que começam a brigar no primeiro dia da lua-de-mel; do funcionário que, arruinado pelo êxito - corno dizia Freud -, consegue ser despedido no dia da promoção; do turista que perde o passaporte; enfim, dos eternos descompassos entre o homem e o mundo.
Você Quer o Que Deseja? revela que nada que alguém possa querer é suficiente para satisfazer o desejo. Desejar, lembrava Lacan, é sempre desejar outra coisa, a ponto de podermos agradecer a quem não nos dá o que foi pedido.
Você Quer o Que Deseja? alerta para o drama da passagem de época, da era industrial - pai-orientada - à era atual, da globalização, na qual nenhum padrão universal sobrevive e na qual, mais do que antes, fica evidente a distância entre o eu e o mundo. Até mesmo soluções milagrosas, como a proposta pelo poeta Carlos Drummond de Andrade - mudar o nome para Raimundo -, obtêm no máximo uma rima, não uma solução.
Você Quer o Que Deseja? fala da angústia própria à decisão. Não há decisão que não seja arriscada e que não induza à perda. O mal chamado estresse nada mais é do que a conseqüência do medo de decidir, que provoca o empanturramento das opções.
Você quer o que deseja? é a questão que perpassa todos os capítulos deste livro, dividido em três partes: Crônicas, Conferências e Lacanianas. Crônicas contém pequenos textos, às vezes de poucas linhas, como "Sonho Americano, que revelam a insistência do Real - algo que não tem nome nem nunca terá - nos mais diversos momentos do cotidiano pessoal, familiar, político, econômico. Conferências traz cinco textos estabelecidos de meus dois últimos seminários anuais: Inconsciente e Responsabilidade: Um Novo Amor e Vergonha, Honra, Luxo: Instrumentos para uma Clínica psicanalítica da Pessoa e da Civilização do Século XXI. Lacanianas aborda questões mais especializadas de psicanálise, e que podem ser acompanhadas por todo leitor interessado.Você quer o que deseja?, título deste livro, inspirado em Jacques Lacan, convida a que cada um faça a si mesmo essa indagação, que, por não ter resposta pronta, obriga à invenção.
Jorge Forbes es psicoanalista y médico psiquiatra en San Pablo. Es uno de los principales introductores del pensamiento de Jacques Lac an en Brasil, del que también fue alumno. Tuvo una participación fundamental en la crianza de la Escuela Brasilera del Psicoanálisis del que ocupó su dirección general. Actualmente es el presidente del Instituto del Psicoanálisis Lacaniano (IPLA) y director del proyecto Análise (www.projetoanalise.com.br).
Jorge Forbes es miembro de las Escuelas Brasileras y Europeas del Psicoanálisis. Dirige las investigaciones clínicas de psicoanálisis con Genética, Centro de Estudios del Genoma Humano USP.
Escribe periódicamente para medios de Brasil y el exterior y es conferencista del Café Filosófico de TV Cultura. Dentro de sus actividades realiza consultoría a empresas, hospitales y escuelas.
Forbes es además co-autor de A Invenção do Futuro (Ed. Manole, 2ªed 2005) que ofrece soluciones para vivir en esta nueva era de quiebre de los ideales.