Para colaborar con PsicoMundo, compre sus libros desde aquí!!
Presentações de livros

Os destinos da angustia na psicanálise freudiana
Zeferino Rocha

A Editora Escuta e a Livraria Pulsional apresentam "Os Destinos da Angústia na Psicanálise Freudiana" de Zeferino Rocha

ISBN 85-7137-161-X

176 páginas

Preço R$ 25,00

O leitor encontrará neste livro uma sistematização teórica dos destinos da angústia na trajetória evolutiva do pensamento psicanalítico de Freud. Depois de algumas considerações iniciais sobre o problema e o vocabulário da angústia, o autor começa abordando o destino da angústia que resulta de sua inscrição no corpo, particularmente quando esta inscrição não pode ter acesso ao mundo da representação nem à ordem da simbolização, por falta de uma elaboração psíquica adequada.

Freud trabalhou este destino da angústia no contexto de sua doutrina sobre as neuroses atuais, e, especialmente, sobre a neurose de angústia. É interessante notar que aquilo que Freud, então, escreveu sobre a angústia na neurose de angústia reveste, hoje, uma notável atualidade para a compreensão psicanalítica das doenças psicossomáticas e dos chamados transtornos de pânico.

Freud aponta um outro destino da angústia, quando, no contexto de seus estudos sobre as psiconeuroses de defesa, reserva um lugar de destaque à angústia pulsional (à Triebangst), correlacionando-a com o seu estudo metapsicológico do recalque.

Finalmente, por ocasião da reformulação a que submeteu sua doutrina na virada dos anos 20, Freud repensou também a natureza, a tópica e, sobretudo, a primazia que havia sido dada à angústia pulsional, abrindo uma nova perspectiva para a Realangst (angústia do real), articulando-a com a angústia originária (urangst), da qual ele fez o modelo prototípico, de todas as experiências de angústia que o homem vive no decorrer de sua existência. Para desvendar o enigma desta Realangst, o autor recorreu à noção do Real na tópica lacaniana e ao que Heidegger diz sobre a experiência da angústia no Sein und Seit.

Sumário do Livro

" Angústia, ao atravessar um rio, viu uma massa de argila e, mergulhada nos seus pensamentos, apanhou-a e começou a modelar uma figura.Quando deliberava sobre o que fizera, Júpiter apareceu. Angústia pediu que ele desse uma alma à figura que modelara, e, facilmente, conseguiu o que pediu. Como Angústia quisesse dar o seu próprio nome à figura que modelara, Júpiter proibiu e prescreveu que lhe fosse dado o seu. Enquanto Angústia e Júpiter discutiam, Terra apareceu e quis que fosse o seu o nome daquela a quem fornecera o corpo. Saturno foi escolhido como árbitro. E este, eqüitativamente, assim julgou a questão: Tu, Júpiter, porque lhe deste a alma, tu a terás depois da morte. E tu, Terra, porque lhe deste o corpo, tu o receberás quando ela morrer. Todavia, porque foi Angústia quem primeiramente a modelou, que ela a tenha, enquanto viver ".(Da Fábula 220 de Caius Julius Higinus)

Capa: Ediara Rios, a partir de La Vague, de Camille Claudel

Zeferino Rocha é Mestre em Filosofia (1948) e em Teologia (1952) pela Universidade Gregoriana de Roma, doutro em Psicologia pela Universidade de Paris-X, Nanterre (1973), professor titular aposentado do Departamento de Psicologia da UFPE (1974-1995), professor responsável pela Linha de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise do Mestrado em Psicologia Clínica da UNICAP e membro fundador do Círculo Psicanalítico de Pernambuco. Livros publicados pela Editora Universitária da UFPE: Freud: aproximações (1993); A morte de Sócrates. Uma mensagem ética para nosso tempo (1994); Freud: aproximações. Segunda edição revista e aumentada (1995); Paixão, violência e solidão. O drama de Abelardo e Heloísa no contexto cultural do século XII (1996); Abelardo-Heloísa. Cartas. Edição bilíngue das 5 primeiras cartas da Correspondência de Abelardo e Heloísa, traduzidas do original e comentadas (1997) e Palavras para o silêncio (1998)

Livraria Pulsional

Rua Dr. Homem de Mello, 351

05007-001 São Paulo - SP

Tel:(11) 3672-8345 / 3675-1190

e-mail: pulsiona@uol.com.br

Volver al listado de presentaciones de libros en PsicoMundo

PsicoMundo - La red psi en Internet PsicoNet Brasil