Política del Psicoanálisis |
La crisis en la Internacional de los Foros del Campo Lacaniano
Forum do Campo Lacaniano em São Paulo
1 - Anuncio de creación
Os estatutos propostos pelo Colegiado do Fórum de Psicanálise de São Paulo (FPSP) apresentam-se em contradição com os princípios e a lógica dos Fóruns do Campo Lacaniano.
Essencialmente:
1) A recusa de uma denominação que afirmaria a pertinência deste fórum ao Campo Lacaniano que lhe deu origem, conforme anunciado na rede-de-foruns dia 1 de julho 1999 .
2) A definição das funções da Diretoria - em particular: «Compete à Diretoria zelar pelo reconhecimento e estímulo à multiplicidade de trajetórias pela psicanálise e as diversidades institucional e teórico-práticas presentes em sua comunidade » - de forma alguma coincide com as finalidades dos Fóruns do Campo Lacaniano. Essas finalidades, antes de mais nada,consistem em zelar pela manutenção do Discurso Analítico no eixo do ensino de Jacques Lacan e preservar, não a diversidade das proveniências institucionais, mas sim a diversidade das enunciações singulares.
Tomamos portanto a iniciativa de pôr em funcionamento em São Paulo o Fórum do Campo Lacaniano, de acordo com o princípio de iniciativa que orienta o conjunto dos Fóruns.
São Paulo, dia 6 de Julho 1999
Ana Laura Prates - Dominique Fingermann - Elisabeth Saporiti