O
Neurônio Tagarela
psicanálise,
neurociências, psicossomática, drogadição
Franklin Goldgrub
A Editora Olho d´Água e o autor convidam para o lançamento do livro O Neurônio Tagarela, de Franklin W. Goldgrub, a ser realizado no dia 6 de novembro próximo, quarta-feira, a partir das 19:30 horas, no Museu da Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Rua Monte Alegre 984 (ingresso pela Sala S-29 do Prédio Velho).
Enigma dos mais persistentes na história do pensamento, a relação mente/corpo volta a ser interrogada a partir dos últimos progressos das ciências biológicas.
No campo teórico, intensifica-se a discussão entre os defensores do organicismo e seus adversários. As notáveis descobertas das neurociências favorecem, como seria de se esperar, o reducionismo biológico. Os aspectos culturais e psicológicos recebem pouca atenção e são considerados fatores meramente complementares.
Nesse sentido o presente livro trafega na contramão, por entender que as evidências não confirmam o enfoque organicista, cuja crítica é acompanhada pela elaboração de uma hipótese que interpreta os dados disponíveis a partir do campo psicológico. Paralelamente, são discutidos temas como a ação da medicação psiquiátrica, a dependência química, a síndrome de abstinência, a discinesia tardia, a drogadição experimental em animais, a tolerância, o tempo de impregnação, as intervenções cirúrgicas (lobotomia e leucotomia) e a sintomatologia psicossomática.
S u m á r i o
- Introdução - A controvérsia milenar
- Capítulo 1 - A máquina e o fantasma
- Capítulo 2 - Body and Soul
- Capítulo 3 - Hipótese sobre o modo de ação da medicação psiquiátrica
- Capítulo 4 - Crítica ao enfoque organicista da drogadição
- Capítulo 5 - Psicanálise e Psicosomática
- Capítulo 6 - Farmacologia e discurso
- Conclusão - O neurônio tagarela ou o erro de Damásio
Franklin W. Goldgrub é professor da Faculdade de Psicologia da PUC/SP e psicólogo clínico. Publicou, entre outros livros, O complexo de Édipo (1989), Freud, Marlowe & Cia (1994) e A máquina do fantasma(2001).
Para contato com autor: azulgrana@uol.com.br
Para enviar a
agenda de atividades de sua instituição,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a brasil@psicomundo.com