Marta Rezende Cardoso
EDITORA ESCUTA e CONTRA CAPA LIVRARIA convidam para o coquetel de lançamento do livro Superego Marta Rezende Cardoso. Data: 27 de junho - quinta-feira - Horário: a partir das 20:00hs - Local: Contra Capa Livraria - Rua Dias Ferreira, 214 - Leblon - 22431-050 Rio de Janeiro, RJ - Fone: (21) 2511-4764/2511-4082
Em certa altura de sua trajetória, Freud realiza uma reviravolta na maneira como concebe o aparelho psíquico. Descrito, inicialmente, em três instâncias - consciente, pré-consciente e insconsciente, depois dessa reviravolta o psiquismo é dividido em id, ego e superego.
A conceituação de Freud sobre o superego resulta de uma dinâmica complexa, implicando, ao menos, dois pólos: o do interdito (pela via da consciência moral e da autocensura) e do ideal (pela via do narcisismo e das identificações). A presença desta dupla polaridade não implica, porém, que o problema da articulação entre esses diferentes aspectos tenha sido solucionado.
Ao contrário, há, na teoria do superego, diversas contradições abrindo um vasto campo de pesquisa.
Diante da importância dessa instância tanto no psiquismo, na metapsicologia e na psicopatologia quanto em suas implicações no domínio do tratamento, é realmente pertinente e proveitoso o seu estudo.
Neste importante livro, realizando uma cuidadosa e criteriosa pesquisa sobre a natureza do superego, a autora propõe a introdução de um terceiro pólo na genealogia do conceito. Trata-se do aspecto mais obscuro, o menos diretamente abordado, mas que comporta os elementos fundamentais desta questão: sua dimensão pulsional, dimensão situada num plano radicamente distinto daquele das interdições.
Curiosamente, o livro, também , é didivido em três partes. Na primeira, a autora relata as teorias freudiana e kleiniana do superego, seu paradoxo, sua relação com a melancolia e a identificação, o superego precoce, feroz. Na segunda parte, concentra sua atenção na metapsicologia do superego, os aspectos genéticos e tópicos, dinâmicos e econômicos, terminando por examinar a relação entre ela e a culpa. Na terceira parte, denominada "superego e psicopatologia: alguns desdobramentos", a Profa. Dra. Marta Rezende Cardoso lança mão de Althuser, de Sade e de usa própria clínica para formular uma perspectiva para as questões suscitadas.
Marta Rezende Cardoso é psícóloga, psicanalista, doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris VII - Denis Diderot, Professora do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, membro efetivo da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro - SPCRJ, membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporânea - Nipiac. É organizadora do livro Adolescência: reflexões psicanalíticas - Rio de Janeiro: Nau Editora/Faperj, 2001.
Para enviar a
agenda de atividades de sua instituição,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a brasil@psicomundo.com