Psicopatología
dos ataques de Panico
Mario Eduardo Costa
Pereira
Editora Escuta e Livraria Pulsional convidam para o coquetel de lançamento do livro Psicopatologia dos Ataques de Pânico, de Mario Eduardo Costa Pereira. Data: sábado 31 de Maio de 2003, 11 a 13:30hs. Local: Livraria Pulsional, Rua Dr. Homem de Mello 446, 05007-001 Sao Paulo SP, Fone: 3672-8345/3865-8950
Os Ataque de pânico, tais como descritos pelo DSM-III, no contexto de categoria de transtorno de pânico eram concebidos como uma manifestação sintomática direta de uma disfunção neurológica de caráter provavelmente genético.
Contudo, desde as primeiras descrições psiquiátricas modernas era possível entrever a participação desiciva de alguns elementos de natureza emocional comum a grande parte dos pacientes: além do fato de a maior parte deles terem uma história anterior de um transtorno neurótico evidente, eram tidos como pessoas inseguras e, sobretudo, apresentavam em suas histórias de vida ansiedade de separação na infância.
Este profundo sentimento de insegurança e de não tolerarem a falta de garantias da existência era observado, também, em outros grupos de pacientes que apresentavam, por vezes, crises de ansiedade sem, entretanto, estarem incluídos no diagnóstico de transtorno de pânico.
Este livro aborda o problema dos ataques de pânico a partir da perspectiva da dimensão subjetiva, tal como proposta pela psicanálise. Ela propõe-se dar, ao problema psicopatológico do pânico, um enfoque a partir do estudo da noção freudiana de "desamparo" que permite situar a questão psicopatológica do pânico em termos metapsicológicos.
O transtorno de pânico constitui um protótipo clínico, que permite, de forma privilegiada, o estudo dos fundamentos contemporâneos da constituição das entidades diagnósticas em psicopatologia. Este contexto problemático corresponde ao campo da psicopatologia fundamental e demonstra o interesse atual dessa disciplina: o estudo das condições de possibilidade de diálogo entre modelos psicopatológicos, oriundos de distintas orientações teóricas, e a incidência da dimensão subjetiva na constituição do fenômeno psicopatológico.
Mário Eduardo Costa Pereira é psiquiatra, psicanalista e professor do Depto. de Psicologia Médica e Psiquiatria da Unicamp. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade Paris 7. Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Unicamp.
Ver la sección libros de PsicoMundo
Para enviar a
agenda de atividades de sua editorial,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a brasil@psicomundo.com