Paixão e
ternura
Um estudo sobre
a noção do amor na obra freudiana
Ana Lila Lejarraga
A Editora Relume Dumará convida para o lançamento do livro Paixão e ternura - Um estudo sobre a noção do amor na obra freudiana de Ana Lila Lejarraga
Dia 8/10, terça-feira, às 19.30h,
na Livraria do Museu, no Museu da República,
Rua do Catete 153, tel. (21) 2205-0603,
Rio de JaneiroAna Lila Lejarraga é psicanalista, professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.
Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, é autora de O trauma e seus destinos (Revinter, 1996) e de numerosos artigos científicos em revistas especializadas.
Quarta Capa do Livro
Poucos assuntos interessam tanto a tantas pessoas quanto o amor romântico. E, talvez, nada tenha se difundido tanto na cultura quanto a imagem freudiana do sexo, prelúdio do amor. Mas, como sempre, preferimos acreditar nas verdades que nos agradam e deixar de lado as que nos contrariam. Sexo e amor, de fato, são face e verso de um mesmo complexo emocional; sexo e amor, de fato, foram soldados por Freud de uma maneira ímpar na história do pensamento ocidental erudito. Será, no entanto, que a teoria freudiana do amor sexual contém algo além do que está inscrito na pintura trivial do romantismo amoroso?
Ana Lila Lejarraga, neste maduro e rigoroso trabalho, mostra que sim. Freud, diz ela, está sempre ultrapassando a si mesmo. Nisso reside a marca de seu gênio: dizer o que sabe e revelar aquilo de que não estava ciente.
Jurandir Freire Costa
Para enviar a
agenda de atividades de sua instituição,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a brasil@psicomundo.com