Voltar a la página principal de PsicoMundo Brasil
Lançamento de livros

 A Folha de S. Paulo, a Companhia das Letras e a Relume Dumará
convidam para o debate
ÉTICA E CINISMO

Com
Maria Rita Kehl, Ricardo Goldenberg e José Arbex Jr.

Quarta-feira , 05 de junho,  às 19h30
Local:
auditório da Folha de S.Paulo

Alameda Barão de Limeira, 425/9º andar - São Paulo, SP 

Lançamento dos livros:

Sobre ética e Psicanalise
Maria Rita Kehl

Um livro destinados a todos os que se preocupam com a crise ética vivida pela sociedade ocidental. Da mesma série: Sobre ética e economia, de Amartya Sen, e Sobre ética e jornalismo, de Eugênio Bucci

Sobre ética e psicanálise dá seqüência à coleção inaugurada com uma obra do economista indiano Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia 1998.

Maria Rita Kehl, psicanalista, doutora em psicanálise e escritora, dirige-se não apenas aos leitores interessados em psicanálise, mas também aos que se preocupam com a crise ética que a sociedade ocidental vem atravessando. A psicanálise não é uma proposta ética, mas um saber de dimensões humanistas que pode contribuir para a construção de uma ética mais adequada às condições das sociedades contemporâneas, ao abordar o sujeito moderno em suas dimensões inseparáveis de conflito e liberdade, de solidão e sociabilidade. Essas dimensões fundamentais do humano estão na base da clínica psicanalítica e orientam o percurso que analista e analisando fazem juntos, em direção à cura do sofrimento psíquico.

O percurso analítico não depende apenas de uma técnica. Tem uma ética própria, que no início deve ser sustentada pelo analista e que ao final de uma análise deve alcançar também o analisando. A responsabilidade pelo desejo inconsciente que age em cada um de nós, o respeito pelas diferenças do outro e a capacidade de enfrentar as dificuldades da vida com um certo senso de humor são alguns exemplos de atitudes éticas que a psicanálise pode nos ajudar a conquistar.

Maria Rita Kehl é também autora de A mínima diferença - o masculino e o feminino na cultura, Deslocamentos do feminino (ambos pela  Imago) e do volume de poesia Processos primários (Estação Liberdade).

No círculo cínico
(Caro Lacan, porque negar a psicanálise aos canalhas?)
Ricardo Goldenberg

A máxima de "levar vantagem em tudo", coerente com a corrupção crônica que infesta todos os estamentos da vida civil, parece exprimir uma verdadeira ética do malandro. Lado obscuro da fé cega de que sempre há de haver um jeito (para driblar as regras em benefício próprio). À lei universal internalizada do sujeito ético - há três séculos alicerce de toda reflexão sobre a moral - se substitui a paixão do esperto em ser a exceção que confirma a regra (dos outros). O problema é esta excessão torna-se regra - a da malandragem -,  e resulta difícil imaginar o que será feito dos tolos no dia em que se realize a sonhada nação da esperteza. Vertigem desta curiosa dialética do malandro e do otário - versão bufa do legado hegeliano, mas não por isso merecedora de menor atenção - que o autor se dispõe a examinar neste trabalho. Menos para somar à legião dos descontentes (ou seja, daqueles que chegaram tarde ao reparte do bolo), que para demonstrá-la efeito de um novo discurso vigente na civilização. O discurso do cínico que, como qualquer outro, determina a organização mesma dos vínculos sociais em que se realiza e se exercita nossa subjetividade.

Ricardo Goldenberg nasceu em Buenos Aires em 1955. Formou-se como psicanalista na Argentina e reside em São Paulo desde 1983, onde exerce prática clínica. Foi membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires e, atualmente, é membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e do Percurso Psicanalítico de Brasília, instituição da qual é um dos fundadores e onde mantém um seminário mensal. É licenciado em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires, mestre em Filosofia pela USP e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Publicou Ensaio sobre a moral de Freud (Salvador: Ágalma, 1994) e organizou a coletânea Goza! capitalismo, globalização, psicanálise (Salvador: Ágalma, 1996). Participou com artigos em diversas coletâneas e colabora regularmente com publicações especializadas em psicanálise.


Voltar a página de lançamento de livros

Para enviar a agenda de atividades de sua instituição,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a
brasil@psicomundo.com

PsicoMundo - La red psi en Internet