Em quanto o
futuro não vem
Psicanalise na clínica
intedisciplinar com bebés
Julieta Jerusalinsky
Data: 26 de outubro - sábado
Horário: 11:00 hs às 13:30hs
Local: Livraria Pulsional - Rua Dr. Homem de Mello, 438/446 Perdizes - 05007-001 São Paulo, SP - Telefax:(11) 3865-8950, 3675-1190, 3672-8345
Quando um bebê apresenta problemas do desenvolvimento ou constituição psíquica, a preocupação com seu futuro torna-se inevitável para os pais.
Surge também uma urgência pela intervenção, dado que os primeiros anos de vida são fundamentais para a constituição psíquica, assim como para as aquisições de linguagem, psicomotricidade e processos do pensamento.
Mas, diante do afã de "fazer de tudo o quanto antes", os bebês são freqüentemente submetidos a múltiplos tratamentos que, ao deter-se nas funções que fracassam, perdem de vista a constituição do sujeito que poderia vir a apropriar-se delas.
A clínica interdisciplinar em estimulação precoce atravessada pela psicanálise implica o trabalho em equipe das disciplinas necessárias ao acompanhamento da primeira infância. Deste modo, prioriza a sustentação do exercício das funções parentais e a apropriação, por parte do bebê, de seu corpo e de suas experiências de vida por meio da produção própria da infância: brincar... enquanto o futuro não vem!
Julieta Jerusalinsk é psicanalista, especialista em estimulação precoce, membro da Associação Psicanalista de Porto Alegre (APPOA). É autora de artigos nas seguintes publicações: Escritos da criança (Centro Lydia Coriat), Correio da APPOA, Estilos da Clínica (da USP), e na coletâneas publicadas pela Casa do Psicólogo a partir dos encontros nacionais sobre o bebê de 2000 e 2001.
Para enviar a
agenda de atividades de sua instituição,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a brasil@psicomundo.com