Voltar a la página principal de PsicoMundo Brasil
Lançamento de Livros

Babel da Psicanálise

Instituto Sedes Sapientiae - Departamento Formação em Psicanálise, e Edições Rosari convidam para o lançamento da Coleção BABEL da PSICANÁLISE, Dia 28 de Agosto, Quinta-Feira, das 19 às 22:00 hs.
Às 20:00 haverá fala dos autores. no Instituto Sedes Sapientiae Rua Ministro Godoy, 1484 Perdizes - São Paulo - SP

"Escrita a lápis", psicanálise pode florescer em solo brasileiro como questão de autoria  A coleção "Babel da Psicanálise" é mais um empreendimento da Editora Rosari que, sob os desígnios deste título, envereda pelos esquivos, ambíguos e curiosos caminhos da mente humana, e pelos textos daqueles que a estudam e portanto a escrevem.Psicólogos, psicoterapeutas de todas as linhas, psicanalistas de todas as escolas, psiquiatras, filósofos, lingüistas, educadores constituem a fonte onde a Editora busca a matéria prima para sua produção babélica.

A intenção é clara, publicar a multiplicação do pensamento brasileiro, a ortografia brasileira, introduzindo o ‘brasilês’ como mais uma língua cujos beiços carnudos, e já há tempo miscigenados, possam compor a Babel da inteligência brasileira, seja ela branca, negra, amarela ou vermelha.Quer-se publicar e ver as conseqüências do texto escrito na própria língua, no próprio beiço. Quer-se publicar e verificar o que ocorre quando uma língua nos obriga a significá-la e a escrevê-la...Não se trata de exclusão de línguas, nem de confinamento narcísico dos escritores, pelo contrário, se trata da inclusão de todas, incluso as nossas, bocas famintas por falar na própria língua à comunidade internacional de bocas falantes.

Depois disso alcançado, é ver nos olhos de quem lê que se acaba de publicar os lábios brasileiros do brasileiro na boca de todas as línguas. Assim, em dia 28 de agosto próximo, a Editora Rosari lança sua primeira fornada no mercado brasileiro apresentando a coleção "Psicanálise escrita a lápis", que faz parte das edições Babel da Psicanálise, coordenada por Rosa Maria Abad Capano e Emir Tomazelli.

Preocupada em revitalizar o que há de mais singular na relação entre o escritor e o leitor, isto é, preocupada com o livro ele próprio, toma-o como um objeto que está para além da comunicação e da informação, e lança com esta primeira coletânea de livros dedicados a psicanálise o desafio de encontrar nas teses, e nos relatos clínicos da experiência pessoal do psicanalista, os aspectos que resgatam o vinculo do homem das ciências com as coisas mais simples da vida: o livro e sua aura.Na verdade, a Editora Rosari crê ser a aura do livro algo maior que o próprio livro; e, sendo assim, o que ela, em seu projeto de dar público a lábios e línguas, pretende produzir para vender é a aura do livro e não o livros eles mesmos.

Na Editora não cremos que os livros sejam apenas para ser lidos. Livros são seres-ânforas, são continentes, são reservatórios, são ventres onde se guarda o pensamento humano. Assim, é bom que se compreenda, que, mesmo orientada fundamentalmente pela psicanálise e por todos os pontos de contato desta ciência com as outras formas de manifestação do pensamento humano, a editora quer produzir convívio na diferença, e publicar muitas tribos, pondo todas numa mesma tenda, num só galpão, num mesmo barracão, num mesmo teto, e esse local, esse lócus se chama LIVRO!

É como se o livro fosse um grande guarda-chuva cobrindo e sombreando uma determinada área. Livros-guarda-chuva! É nesse universo abrigado pela consciência de que no mundo há mais que um só, que se pretende dar lugar aos textos de diferentes correntes escritas do pensamento sobre a mente humana - que nasceram da psicanálise ou não - oferecendo abertura e espaço a todos os tipos de pensamento, onde o pensar psicanalítico e o de outras correntes psicoterápicas possam nutrir-se.

Em uma palavra, queremos trabalhar simultaneamente com a fonte e com os destinos de uma obra. Privilegiando a cultura do pensamento de solo brasileiro, pensamento que na verdade é derivado da culinária nativa, convocando os pensadores tupiniquins para que, produzindo conhecimento para o mundo da ciência e da saúde mental, possam cozinhar também o livro e força interna do mesmo, sua aura, isto é, a atmosfera e os aromas que o livro dá ao conhecimento e ao desejo de contê-lo. Afinal, certamente livros não são para ler, mas para comer... Não?

 

SINOPSES dos Livros

A Trama do Equilíbrio Psíquico
A Questão Econômica e as Relações Objetais
Armando Colognese Junior

É realmente um livro que trata da "Trama" que o inconsciente pode fazer, pois está lidando com a pulsão! E tem mesmo que fazer tramas diante do drama criado pela pulsão, diante da mobilização do "staff mental", para que ninguém sofra as conseqüências impostas pela angústia (de aniquilamento).
Como todos necessitam de equilíbrio para a sobrevivência e, por pior que seja este equilíbrio, ele terá que existir sadio ou patológico. Então que seja através das relações (objetais) e o mais econômico possível! Ah se fosse fácil!
E o livro segue pelo caminho das tramas das relações objetais, visando o equilíbrio econômico que as relações objetais possam oferecer. O livro se propõe instigar questionamentos, através das propostas de esclarecimentos. Passa pela tormenta e por mar sereno, mas sem dúvida pela dor (psíquica).

Psicanálise, Uma Leitura Trágica do Conhecimento
Emir Tomazelli

O livro trata dos problemas vinculados à construção do conhecimento. Fala também do conhecimento em si mesmo. Discute a relação entre ciência "dura" e ciência "onírica", sugerindo que esta última mesmo que seja uma ciência menor, é, no entanto, mais profunda. A tristeza é um elemento central, tendo sobre si a responsabilidade de dar ao humano aquilo que lhe permite escapar do atávico, do telúrico, da herança física do trauma, isto é, o próprio corpo, mas não inibe que o trágico prevaleça. É a tristeza trágica que dá ao desespero humano seu tom de beleza e beatitude!
 É um livro de discussões, de encrencas, de estados de fúria e de tempestades, contendo também grandes vales de beleza poética. É um livro de vôos e de atrevimentos, experimentando uma forma coloquial para se discutir mais a fundo a questão da cognição humana, da educação e da transmissão da psicanálise.

Sismos e acomodações
A clínica psicanalítica como usina de idéias
Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho

Esta coletânea de artigos expressa mais de trinta anos de experiência com a vida mental iniciada no campo da psiquiatria clínica e logo expandida para o campo da psicanálise que, malgrado sua juventude, já produziu um impressionante acervo metodológico e epistemológico para alicerçar uma prática constantemente sujeita aos abalos da turbulência emocional. A energia liberada por este procedimento é essencialmente criativa,  mas só poderá ser utilizada como tal, se puder ser acomodada num continente que lhe confira algum significado, liberando o sujeito para sofrer novos abalos.

 

O IMPOSSÍVEL SUJEITO
vol.1 - implicações da irredutibilidade do inconsciente
José F. Miguel H. Bairrão

A obra de Lacan contribui para averiguar como o advento da psicanálise desencadeia sobressaltos em lugares comuns estabelecidos no âmbito epistemológico, ou, mais gene-ricamente, filosófico. Há inúmeras evidências de não ser a filosofia indiferente à elaboração de suas teses psicanalíticas, que mais não fosse, até por merecer a deferência de pronunciamentos desfavoráveis, indiciadores de um interesse manifesto, impróprio da indiferença (aliás pronunciamentos de um teor sequer inencontrável entre filósofos, pois não se faz menos filosofia quando se a critica).

 

Ver la sección libros de PsicoMundo

Para enviar a agenda de atividades de sua editorial,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a
brasil@psicomundo.com

PsicoMundo - La red psi en Internet