Voltar a la página principal de PsicoMundo Brasil
Mensaje de Temogim Schaiber Perotti

 

From: TEMOGIM (temogim schaiber perotti )

To: crismagalhaes@uol.com.br

Sent: Wednesday, March 14, 2001 9:23 PM

Subject: LUTEM BRAVAMENTE...

CARISSIMA....agora um pouco mais calmo dopo do primo email, refaço as minhas parolas...mais clareza...

extranho não...mas o seu !!!??? é a pura verdade...exercicio ilegal da profissão, e ainda são entrevistados na TV(Sr. Paulo Rogério da Silva) e informa que só medico pode exercer a psicanalise, se quizer a fita e outras te envio, em Joinville isto acontece, não é o CFM o problema é os CRM e CRP que fazem as suas leis...nestes interiores do BRasil, li o editorial do ESTADÃO e adorei, amei...

É COM PESAR QUE LEIO O SEU E OUTROS MANISFESTOS...MAS TENHO CERTEZA QUE É UM POUCO TARDE....E ACRESCENTO...NÃO SOU A FAVOR DE COMO ESTA SE REDIGINDO ESTA LEI, E CONHEÇO O QUE ESTA NO LADO ESCURO DELA...E ACHO TAMBÉM QUE AINDA NÃO SE DERAM CONTA DO QUE REALMENTE ESTA ACONTECENDO...COMO TAMBÉM CONTRA QUEM ESTÃO LUTANDO, ACEITEM MAS MUDEM O TEXTO...FORMEM O CONSELHO FEDERAL DE PSICANÁLISE...OU PROCUREM QUEM JA TEM ESTE REGISTRO, E EFETUAM AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS...DEPOIS, ACRESCENTO AINDA, QUEM JA TEM SEU CONSELHO PROFISSIONAL, ESTA POUCO PREOCUPADO COM ESTA "LEGALIZAÇÃO"... PELO CONTRÁRIO PODE TRAZER MAIS DESPESAS...

PEÇO DESCULPAS...MAS SE HOJE VIVO NA ITÁLIA E ABANDONEI O CONSULTÓRIO PARA MINISTRAR CURSOS AQUI...FOI POR CAUSA DESTES "DOIS LADOS" DA PSICANALISE, AGORA...

SE TIVER PACIENCIA LEIA O QUE TENHO A DIZER...

TEREMOS AI UM PROFICUO DEBATE?

Prezados...

Diante da solicitação de abaixo assinado,

Pergunto, a quem interessa o não reconhecimento da profissão de Psicanalista, porque manter a tirania, o medieval, porque manter este santuário, porque não legalizar?...o que vai prejudicar e a quem?...

Porque manter a Psicanálise conforme esta lei no Conselho Federal de Medicina, se o mesmos Psicologia e Medicina o classificam independente, e usaram e abusaram desta situação, porque não ser o Conselho Federal de Psicanálise, vai se manter o corporativismo ou é uma forma de agradar e fazer a lei passar...devido ao forte corporativismo da classe médica...

As Igrejas Evangélicas no Brasil possuem muitos Deputados, é uma força, todos os Pastores em sua maioria tem formação Bacharel em Psicanálise Clínica e Bacharel em Teologia. A existência da SPOB mantidas por Pastores que ministra cursos pelo Brasil e outras que também são de Pastores. Quando na Revista Veja foram entrevistados, ai já foi sinalizado o próximo passo, que ai esta.

As Sociedades já tem sua ancora pois só aceita Médicos e Psicólogos, outros somente com uma análise profunda ou um julgamento. Estão pagando agora o preço do corporativismo e da reserva de mercado, esqueceram que já se passou 100 anos, a comunicação mudou, a ciência teve um progresso fantástico, as pessoas hoje tem um nível de informação acelerada, se questiona mais, no Brasil pode-se vender remédio falso, mas não se pode ser Psicanalista .

Pergunto, será que outras profissões tem este critério, um candidato a Advogado será que analisam o seu nível de honestidade, o Psicólogo sua capacidade de análise e analisando, o Médico sua sabedoria e competência?

Pela minha experiência, me desagrada profundamente esta lei vincular a Psicanálise ao Conselho de Medicina, pois ai vai se criar um outro tipo de corporativismo. Acho que se deveria criar o Conselho Federal de Psicanálise, sóbrio, independente, com autoridade para fiscalizar e reger a Psicanálise, as Sociedades caberia o ensino a formação sem corporativismo, mais moderna, mais democrática

Coloco a situação brasileira, real, que pode ficar omissa, ou não debatida, devido as diversas correntes existentes, como também o corporativismo das instituições. Gritando contra os desmandos ditatoriais de órgãos como a Vigilância Sanitária da Cidade de Joinville, estado de Santa Catarina – Brasil – Pois em 1998/99 tive meu consultório lacrado por este órgão, alegando exercício ilegal de profissão, (chefe da fiscalização formado em Veterinária, fiscal que lacrou formação em Psicologia a qual diante dos meus documentos declarou que devia me filiar ao CRP e eu lhe disse minha filha eu não sou psicólogo eu sou psicanalista nada tenho a ver com seu Conselho e com sua profissão), mesmo se mostrando diploma, órgão de classe representativo e 10 anos de alvará fornecido pela Prefeitura, mas a Vigilância é um poder a parte, se mantém a reserva de marcado em psicanálise para médicos e psicólogos, mostrando a ignorância e corporativismo, se ignora pareceres e ementas do CFM e CFP que os tenho em meu poder, mas os Conselhos Regionais fazem suas próprias leis, Secretários de Saúde, médicos e políticos e a serviço da sua própria corporação, chefes de divisões e departamentos, com formação diversas, mas com autoridade e poder de policia para julgar e colocar a sua mediocridade profissional nos seus atos, ignorando e fazendo suas próprias leis, proibindo o cidadão de exercer sua profissão e ganhar o seu pão de cada dia e avisando a todos que ai a ditadura não acabou. Na época lutei, gritei, divulguei, pedi ajuda, com isto tive convite para palestra na TV Câmara em Brasilia, coisa que não o fiz, houve sim silêncio, omissões, não foi considerado o sucesso profissional, os 50 mil clientes atendidos, os anos de profissão e experiência, clientes Italianos diante da situação me convidaram para vir para a Itália e esta foi a minha opção, diante da injustiça e omissão, hoje, recebo centenas de emails pedindo minha volta, mas com tristeza respondo que ai me é proibido ser Psicanalista por profissão. Sinto que todos os participantes de todos os países não vão acreditar no que irão ler .solicito que façam uma menção honrosa a esta Cidade e talves, por isso mesmo, Freud tenha sido condenado ao exílio pelos nazistas, e, a psicanálise, ao cerco anglo-saxão.

Nos 36 anos de trabalho e experiência, tenho observado que

01 – O Analista – Psicanalista – Psicoanalista, - A formação do analista repousa em três pilares: Análise do analista, análise de controle e formação teórica, a partir do que foi transmitido por Sigmund Freud, estes constituem as coisas indispensáveis a se ter em conta, assim mesmo nos indicam os problemas cruciais da formação do analista.

A Psicanálise é algo que não se transmite como qualquer outro saber... se transmite desde o coração de suas razões...já se nasce com este amor.

02 – A formação Psicanalista ou Psicoanalista sofre influência conforme a formação anterior, seja médico, psicólogo, Teólogo, etc., há muitas alternativas para se esconder a falta de tempo, paciência e ou incompetência, e se levar a uma analise séria, se da um diagnóstico se prescreve alguma coisa psicotrópica no caso médico, ou se leva a anos de "análise" no caso dos psicólogos, sem de fato resolver o problema ou uma solução, no caso dos Teólogos leva para os aspectos religiosos, entre castigo e perdão, é bom no aspecto financeiro, pela dependência que criam em longos anos de "terapia", Freud questionou, sendo médico acho que sentiu o problema. Não se pode servir a dois senhores...e como o Dr. Luiz Querolin "Freud revelou o óbvio".

03 - pura psicanálise, no aspecto legal, fica o não aparecimento legal, tendo em vista que médico ou psicólogo já tem a sua regulamentação profissional, quando só psicanalista tem dificuldade no licenciamento tendo em vista o corporativismo, de médicos ou psicólogos, isto de uma certa forma obscurece a psicanálise, porque fica titulação médico e psicanalista(titulo que é proibido pelo CFM) que vai engrandecer a "classe" médica, ou psicólogo e psicanalista, que vai engrandecer a "classe" dos psicólogos, e há um outro aspecto que é a formação em "Teorias Psicanalíticas" pós graduação e ai não é profissão, desviam do problema real, porque usam da psicanálise e não são psicanalistas reais, autênticos, puro sangue. Temos que Ter a clareza em separar as coisas.

04 – Algumas "instituições", a obrigatoriedade para a "formação", ser médico ou psicólogo, fica a psicanálise como um complemento?, uma especialização?. Vejo como corporativismo, uso exclusivo de médicos ou psicólogos, como também sabedores dos problemas legais, no caso Brasil, e em outros países a questão a que ramo pertencem.

Existe ementa do Conselho Federal de Medicina (Brasil), não reconhecendo psicanálise como especialidade médica, e a proibição de médico intitular-se médico-psicanalista.

O Conselho Federal de Psicologia emite (Brasil) "constitui-se a psicanálise num campo autônomo à psicologia, mas que com esta não se confunde. Assim, o exercício da psicanálise não pode ser privativo de psicólogo", e acrescenta uma ementa "A psicanálise não é reconhecida como uma profissão, existindo como uma especialidade da qual participam profissionais de diferentes formações".

No CBO – Classificação Brasileira de Ocupações – existe o número 0.79.90 que classifica como profissão, e ... Durma com um barulho deste...o não esclarecimento da condição de formação que seria a pós graduação em "Teorias Psicanalíticas", ai não é profissão, para aqueles que não tem pleno conhecimento da formação, quantos se intitulam e são apenas teorias, eles tem a proteção do corporativismo.

Se temos clientela, praticamos a analise, reordenamos, negociamos com o inconsciente das pessoas, como devemos chamar esta atividade? ....que arte exercemos?... psicologia, médica, religiosa etc.? ou assumimos e dizemos exerço a Psicanálise, sou Analista, sou Psicoanalista, como vemos em outros países.

Há as "instituições", livres e independentes que ministram cursos de Psicanálise Clinica com curriculum próprio, a aceitação dos candidatos fica restrita aos bacharéis de diversas áreas, estes com esta "formação", derivam muitos para a/e da Teologia, a maioria pastores de igrejas evangélicas e alguns padres católicos, que na continuidade desaparece a Psicanálise, a omitem e a usam nas suas atividades de culto ou de púlpito, outros que a utilizam de uma forma que não vamos aqui mencionar, outros seguem em direção a clinica propriamente dita, enfrentam o seu dia a dia com os problemas legais e corporativos, pois os que o fiscalizam não são psicanalistas e sim psicólogos, veterinários, fisioterapeutas etc. mantidos pelos órgãos governamentais. Como podem fiscalizar ou legislar sobre algo que não é regulamentado ou não se é habilitado para tal.

05 – Existe uma divisão dentro da Psicanálise, foi provocada pelo próprio Freud, não foi compreendida e sua mensagem, a essência da Psicanálise, se perde pelos seus predecessores, Freud percebeu a influência de cada profissão/formação na psicanálise, na sua interpretação e análise, mas permitiu que o tempo e seus predecessores dessem um reordenamento, mas o que realmente aconteceu foi que cada um procurou proteger a sua origem de formação ou influenciado por esta, como também aqueles que a custa da psicanálise criaram outras linhas.

As organizações postfreudianas se converteram em decanas de um ensinamento que diluiu o crucial da prática freudiana: o movimento transferencial, o desejo que lhe é inerente e a questão do dever do analista que passou centenas de horas de análise, supervisão por delegação e seminários ligados a lealdade pessoais. É de se lamentar que muitas destas disposições ainda seguem vigentes, conforme abaixo descrito...

(3 - o elemento central na formação de um psicanalista é sua análise pessoal, didática, articulada a um longo processo de supervisões e seminários clínicos e teóricos, cuja duração e resultados são impossíveis de serem determinados a priori. Lembramos que desde a sua fundação a Psicanálise tem consolidado sua prática, sua éti ca e projeto de formação do psicanalista através das Sociedades de Psicanálise, sendo que o estabelecimento das condições normativas para regulamentar a função de psicanalista tem sido prerrogativa das referidas Sociedades.)
06 – A análise do pretendente a psicanalista ou analista, tem de ser feita, ela tem de ser espontânea e solicitada pelo candidato, pois só compreendera melhor a psicanálise quem já passou por ela, não se pode falar de amor se nunca o sentimos ou nunca o vivemos, outra coisa é que não deve ser imposta, o próprio estudante tem de se ver enquadrado em determinadas situações psicoanalista e vai solicitar que seja resolvida, não se pode querer limpar os outros estando sujo. A quem deve ser solicitado tal trabalho é o próprio quem deve escolher, pois deve sentir-se bem com quem o submete a tal empreendimento, deve haver empatia, a imposição causará uma certa retração de ambas as partes.

07 – O curriculum de Formação do Psicoanalista ou Psicanalista, que é amplo e vasto, pois devido a diversidade e a ampla gama de "coisas" do inconsciente, o psicanalista de tem ser de tudo um pouco, ou praticamente entender de tudo, pois como disse o próprio Freud "estudo de caso", ele tem de ter uma formação muito ampla e com muitos recursos, pois cada caso é um caso, o psicanalista tem de estudar sempre ele nunca pode parar. Hoje, com os progressos advindos de várias áreas o Psicanálista estudioso, e que compreende a essência da Psicanálise, tem uma gama enorme de recursos, que o torna mais eficiente.

08 – Desde 1997, diante de todas estas incongruências, percebo a SPOB e o CFPCB que de uma certa forma tentavam dar um ar legal a Psicanálise, mas na hora da fiscalização se viam diante do corporativismo e pouco conseguiam ou conseguem fazer. Quem leva o nome da psicanálise ao seu devido lugar dentro da história, quem luta para o reconhecimento real, temos que retornar a essência Freudiana. Hoje temos uma centena de técnicas modernas que não usam e não citam a origem Psicanalitica que sabem que irão encontrar o corporativismo tanto de médicos e psicólogos, diante disto falam em técnica, terapia e etc., mas não mencionam a quem é devida, mas eu percebo que é a evolução psicanalitica, omitida...

09 – Com lei e reconhecimento legal da profissão reconhecida, temos ai uma oportunidade para se criar uma linha única mundial para a Psicanálise, temos a linha francesa, inglesa, americana, alemã, temos as escolas com orientação Freudiana, Lacaniana, Bion, Jung, etc, mas todos tiveram sua origem e iniciação na Psicanálise, personalismo, ego, não interessa o "nome" que se da o que interessa é que a origem é Freud, já temos 100 anos que nos dá experiência suficiente para o que deve ser feito e o que não deve, o Psicanalista é revolucionário, inquiridor, cria conflitos, para atingir os seus objetivos. Sei que não é uma tarefa fácil, mas é possível.

Não estou aqui criando polemica, mas sim tentando acabar com ela, separando o joio do trigo, não estou aqui querendo discriminar psicólogos, médicos ou qualquer coisa que o valha, mas sim, justiça, procurando dar um novo rumo a psicanálise, disciplinada, fiscalizada e legal. Faz-se muitos debates, congressos, palestras, e quando levantei este problema, o Dr Luiz Querolim,(de saudosa memória) pós-graduado em psicanálise, o considero como um dos grandes representantes da Psicanálise, me escreveu que teríamos ai um profícuo debate, pois esta ai o debate... todos a utilizam, médicos, psicólogos, sociólogos, advogados, teólogos, etc. mas quem a assume... Só teremos o crescimento da Psicanálise dentro da união dos Psicanalistas, e de quem é quem na Psicanálise. Muito se debate, mas o que realmente se esta fazendo de concreto e real a favor da Psicanálise

O Dr. Romulo Vieira Telles, proprietário da Escola Superior de Psicanálise Clínica, Rio de Janeiro, sofreu na carne estas divisões, pois foi preso por exercício ilegal da profissão (isto na nossa famosa revolução), alegação de que para exercer a Psicanálise teria de ser médico, um trabalhador incansável, grande companheiro de jornada que me deu muita força e apoio nas horas amargas, pois também tive meu consultório lacrado pela vigilância sanitária da cidade Joinville, Estado de Santa Catarina, Brasil, por exercício ilegal da profissão, exerce-se o corporativismo e a agressão nos direito de cidadão a beira do ano 2000, pois os que efetuam tais fiscalizações não tem habilitação para tal, a mando de suas corporações com a utilização da maquina governamental, comparecem a entrevista em canal de televisão e dizem que psicanálise só médico pode exercer, e se tem a coragem de falar em democracia e cidadania.

A minha participação em seis seminários da rede Psiconet que efetua um trabalho grandioso a nível mundial com seus seminários um mérito que ninguem lhes tira, debates e forum, mas que separa as áreas(psiquiatria, psicologia, psicoanalises, etc,) a Revista Acheronta etc., a Spag/RJ/BR são estes e muitos outros, que elevam e engrandecem a todos os Psicanalistas e a Psicanálise.

Se os caminhos que se tomou são certos ou errados para esta Lei e legalização se vamos ter bons ou maus profissionais, não me cabe discutir agora, o importante é que se acaba com duvidas, corporativismo, se tira do claustro a Psicanálise, se tira as algemas de 100 anos...

Hoje graças ao estas ocorrências vivo na Itália, trabalho ministrando cursos, uma Psicanálise moderna, livre na sua essência, trazendo resultados fantásticos para aqueles que a procuram., mas com extremo cuidado para não ofender ao corporativismo e a aqueles que se sentem ameaçados em suas conveniências e conivencias...

Carissimos....

Espero que lutem por um Conselho Federal de Psicanálise, sem discriminações, democratica, e inclusive se reestruturando se modernizando....ACEITANDO A TODOS AQUELES QUE INDEPENDENTE DA SUA FORMAÇÃO LUTAM E TRABALHAM A FAVOR DA PSICANÁLISE, porque o rumo que ela tomou ai no Brasil com conotação com Igrejas Evangélicas é deveras perigoso, pois estes ja usam da Psicanálise e outras em beneficio da catequese e benefício corporativo...digo isto porque ja assisti na TV eles fazendo uso e vi o resultado obtido na platéia, nosso povo é muito bom, é muito fragil, e carente de cultura e memória...

Espero uma resposta sua, como sua opinião...

Um abraço

Temogim@hotmail.com

temogim@worldonline.it

 

From: temogim

To: Maria Cristina Rios Magalhães

Sent: Thursday, April 12, 2001 9:04 PM

Subject: Re: URG - temogim

Caríssima

Continuo dizendo que é uma jornada difícil, pois o deputado é pastor(veja curriculum), veja o numero de assinaturas que já conseguiu, ele esta envolvido spob e a mesma faz anos que ministra cursos pelo Brasil todo, é só fazer as contas se cada curso tiver 30 pessoas multiplique pelos locais e veja os anos...e dai terás um número que assusta de Psicanalistas formados pela spob, e isto é um problema para os "evangélicos" ele esta querendo resolver, na cidade de Joinville até promotor de justiça estava fazendo curso (não que eu seja contra), tens ai um grande problema, a lei proposta é absurda para os dois lados, ainda sou mais Conselho Federal de Psicanálise, quando ao ensino as Sociedades compete, nada de crm,cfm, estou execrado e banido pelos dois lados, pois conheço a spob e seu staff, nada sérios e já criei caso com eles, quando as Sociedades não me aceitam pela minha formação e eu de minha parte acho os processos formativos arcaicos e por não se modernizar criou uma elite, criou também um lado contrário que deu "Formação" a uma infinidade de pessoas que estão ai dando força a este deputado, mas eu apesar de tudo fico do seu lado, se for de algum valor a minha participação ai vai o numero de minha identidade - TEMOGIM SCHAIBER PEROTTI - RG - 4/R.2.556.494 - SSP/SC., uma coisa estou feliz, em todos os debates pela lei estou lendo fulano de tal PSICANALISTA e ...antes era o contrario...Médico e psicanalista, psicólogo e psicanalista...

Quando o inimigo é forte, é melhor nos adaptar e procurar contornar...este contorno é o Conselho Federal de Psicanálise, nada de CRM, CFM, ganha-se tempo...se confecciona um novo projeto de lei...da-se autonomia a mesma e a questão de formação se moderniza cria-se um curriculum de formação "determinado" mas todos os envolvidos estarão presos ao conselho e as sociedades que dita as regras, não se tem nada a perder, pelo contrário teremos ai um contingente de pessoas "formadas" que estarão prontas a uma "reciclagem", é isto que tento passar para a Sra. com político tem que ser político, sem briga, numa paz "evangélica", conseguir uma conciliação, pois neste meio também tem Psicanalistas com formação "legal" que é evangélico e vai a favor de quem?, eu estou na Itália, estou banido, não mais envolvido, mas continuo Brasileiro e apesar de tudo Psicanalista, aqui na Itália digo aos Italianos no Brasil eu só posso ser Massoterapeuta (diploma registrado no mec, como informou o responsa´vel pela Sociedade de Brasília)eu não tenho culpa se minhas escolas de formação Psicanlista não são registradas no mec, mas funcionou e formou muita gente, teve licença e alvará para isto, mas aqui eu sou Psicanalista, Teólogo, Chiropratico, Radiestesista, Iridologista, e graças a Deus com muito sucesso. Espero que me compreenda e

un abraccio per tutti

buona giornata

temogim schaiber perotti

temogim@hotmail.com

Para enviar a agenda de atividades de sua editorial,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a
brasil@psicomundo.com

PsicoMundo - La red psi en Internet