I° Encontro Latino Americano dos Estados Gerais da Psicanálise São Paulo - 12, 13 e 14 de Outubro 2001 |
Notas sobre
ESTADOS GERAIS DA PSICANÁLISE
Encontro Latino Americano-2001/SP-Brasil
por Maria Teresa Martins Ramos Lamberte
O segundo encontro dos ESTADOS GERAIS realizado na América do Sul (o primeiro foi em novembro de 1999-SP), marcou-se por manter o espírito lançado desde o início da proposição de Renné Major, da criação de um espaço de interlocução entre analistas, em torno da psicanálise, contendo a diversidade de procedências e filiações teóricas e institucionais e cada um se posicionando em nome próprio.
As várias mesas de trabalho puderam contar com tempo garantido ao debate, após a exposição e comentários de cada expositor e debatedores (cada mesa era formada por quatro expositores, dois debatedores e um coordenador).
É interessante observar o formato dado ao encontro, considerando aí já uma função de dispositivo que visa o controle da possibilidade de se criar efetivamente o diálogo, a troca de idéias, o dissenso, enfim, desenvolvimentos de discursos, em que se tenha o encontro com a diferença, alteridade, para além do encontro entre pares. E o que parece louvável, quando se trata de "encontro" entre analistas, é se conseguir a ordem da alteridade sem degradações no laço, ou inflações imaginárias, ou simplesmente "finais felizes" de encontros de pares, com mestrias estabelecidas. Assistimos em nosso contemporâneo (talvez um bom efeito da globalização) inúmeros "encontros" e "congressos" entre analistas, o que nos convoca a refletir sobre as funções que cumprem (ou não), e a qualidade em que se dão. É neste sentido que concluo a introdução destas notas, e passo aos comentários de alguns momentos deste encontro, que pôde cumprir a difícil tarefa de um tranqüilo convívio com a diferença.
Foram três dias de trabalho (de 12 a 14 de outubro), com as trinta e quatro mesas dispostas em várias salas, com apresentações simultâneas, o que implicou, naturalmente, na impossibilidade de assistir a todas, e em escolhas de temas. É a partir deste recorte que recolho material para as seguintes notas.
Para enviar a
agenda de atividades de sua instituição,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a brasil@psicomundo.com